Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Blocos de rua alegram foliões no Carnaval 2023 em Guarulhos



Por Carla Maio
Publicado em 24/01/2023
Editado em 24/01/2023, às 11:46

458 visualizações


A espera finalmente chegou ao fim. No mês de fevereiro, Guarulhos se prepara para receber a animação da tradicional festa de Carnaval. Como nos anos que antecederam a pandemia, o sucesso e glamour do evento ficarão por conta da participação popular e o fomento aos blocos de rua, bailes comunitários, eventos nos CEUs, parques, praças e demais equipamentos públicos, trazendo principalmente as famílias para a ocupação desses espaços.

Os blocos transformam o carnaval num evento festivo, alegre e muito familiar. A festa começa já no dia 4 de fevereiro, sábado, com concentração de foliões do Bloco dos Fanfarrões na rua Avelino Alves Machado, 407, no Jardim Pinhal, a partir das 14h. Nesse mesmo dia, o bloco do Belenga’s Bar agita o Jardim Santa Mena a partir das 14h, com concentração na Rua Maria Tereza, 88. 

Crianças fantasiadas, famílias felizes brincando juntas, músicas tradicionais e muita diversão dão o tom do Bloco do Chocalho, que no domingo, dia 12, reúne os foliões a partir das 9h, na Rua Maria Tereza, no Jardim Santa Mena.

Os blocos de rua

Tradição e sinônimo de agitação, os blocos de rua são fundamentais para a realização dessa grande festa. Em 2020, último ano de realização do evento na cidade antes do período da pandemia, foram mais de 10 blocos que tomaram as ruas da cidade.  

Esse ano, dentre os blocos aguardados com ansiedade pelos foliões  estão o Fanfarrões, Minduca Folia, Piores do Ano, Cenoura e Bronze, Maria Sapatão, 36 Horas, Maria Mariá, Unidos dos Meus Ovos, Frango Fuleiro, Jacaré de Teta e Bororó, que espalham alegria pelo Jardim São João, Vila Augusta, Cecap, Jardim Bela Vista, Jardim Presidente Dutra, Paraventi, Cumbica e Centro. 

A União dos Blocos de Rua de Guarulhos (Uniblocos) organiza parte dos eventos com blocos de rua em Guarulhos. Os blocos de rua contam com o apoio cultural da Prefeitura por meio de ações intersetoriais para garantir infraestrutura, organização de espaços públicos, controle do fluxo de veículos e desvio de trânsito e vias.

Samba em Concerto

Combinar a sonoridade da orquestra com outros gêneros e linguagens musicais. No dia 11, sábado, às 20h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos inaugura sua temporada 2023 no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, com o saudoso Samba em Concerto, espetáculo com repertório e arranjos dedicados especialmente à exaltação da beleza deste gênero musical. 

O espetáculo Samba em Concerto marca a abertura da temporada 2023 das orquestras de Guarulhos, que em meio aos concertos conta com apresentações de óperas, convidados especiais, execuções de obras de compositores renomados, concursos de instrumentos de cordas, sopros e piano, entre outros.

A programação completa do Carnaval 2023 em Guarulhos está disponível em https://www.guarulhos.sp.gov.br/carnaval2023.




Assuntos Relacionados

Cultura


Outras Notícias