Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Professores da rede municipal participam de encontro formativo no CEU Pimentas



Por Carla Maio
Publicado em 23/02/2023
Editado em 14/03/2023, às 18:29

608 visualizações


Professores das escolas da Prefeitura de Guarulhos Dr. Almir Nogueira, na região da Água Chata, e "Indiaporã", em Cumbica, novas unidades escolares de tempo integral da rede municipal, participaram de encontro com a equipe da Divisão Técnica de Formação do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), na manhã da última sexta-feira (17), no CEU Pimentas. O grupo de professores encerrou a etapa formativa, oferecida pela Secretaria de Educação neste início de ano letivo, com uma abordagem sobre práticas e vivências relacionadas à sua atuação com as turmas da Educação Infantil.

Ao longo dos últimos dias, os professores se debruçaram sobre a Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários (QSN), com o objetivo de compreender a relação entre os campos de experiências da Educação Infantil com propostas pedagógicas pautadas em princípios como autonomia, responsabilidade, exercício da criticidade, sensibilidade, criatividade, entre outros.

Para tanto, além da Divisão de Formação, os encontros contaram com colaborações das divisões de Educação Ambiental, Diversidade e Inclusão e equipe de Linguagens, com abordagens sobre o processo histórico da educação infantil, as conquistas ao longo do tempo e o importante papel dos professores que atuam nesta etapa de ensino.

Cantinhos temáticos


Em seis cantos do espaço formativo, a equipe do DOEP disponibilizou diferentes tipos de materiais aos professores com a consigna de criação de espaços temáticos, pautados nas discussões amplificadas ao longo dos encontros formativos acerca dos campos de experiências para a Educação Infantil: O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas Escuta, fala, pensamento e imaginação, e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.  

“Nossa proposta às professoras, foi que a partir dos cantos organizados com materiais diversos, organizassem espaços de aprendizagem, enfatizando as múltiplas linguagens da criança, para assim explorar os diferentes materiais e espaços para além da sala de aula, objetivando a importância de se pautar em nossa proposta curricular QSN para o pleno desenvolvimento e uma aprendizagem significativa aos nossos educandos”, explicou a coordenadora de programas educacionais Thais Gonçalves.

A proposta da equipe de formação, que colocou os professores diante do desafio criar cantinhos temáticos, também promoveu rica interação entre os participantes, que muito mais que experimentar e idealizar práticas para cada uma das propostas, também favoreceu o compartilhamento de experiências entre os participantes.

Sobre as experiências de letramento, os encontros também ofereceram diálogos voltados ao processo de ensino aprendizagem de bebês e crianças na Educação Infantil. 

“Foi possível  desenvolver estratégias pedagógicas voltadas aos campos de experiências, que possibilitem o desenvolvimento integral das crianças  por meio das  interações e das brincadeiras, convivendo com diferentes gêneros textuais, brincando com histórias, parlendas e canções, participando da elaboração de textos, explorando a utilização da escrita, expressando suas ideias e se conhecendo nesse processo, explicou a coordenadora de programas educacionais, Luciana Longuini.

A série de encontros formativos que se encerra nesta sexta-feira teve início no começo do mês de fevereiro, com o 1º Encontro de Educadores Mais Futuro no Internacional Eventos. Na ocasião, mais de 8 mil profissionais que atuam na rede municipal de Guarulhos participaram do encontro, que marcou o compromisso de acolher e proporcionar aos educadores uma reflexão sobre os direitos de aprendizagem dos estudantes para a garantia de uma educação humanizadora e de qualidade, além de vivenciar práticas culturais e inspiradoras.


Galeria



Assuntos Relacionados

Educação


Outras Notícias