Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Exposição itinerante promove visibilidade e valorização das tradições culturais afro-brasileiras em Guarulhos



Por Carla Maio
Publicado em 24/02/2023

397 visualizações


Entre os dias 25 de fevereiro e 21 de abril, o fotógrafo Gustavo Silva apresenta o resultado de suas vivências afro-fotográficas na exposição itinerante Quem tem medo do escuro? Tradições culturais negras para além do racismo cotidiano. A abertura da exposição acontece no próximo sábado, (25), a partir das 10h, no Cursinho Comunitário Pimentas. A exposição é gratuita, tem classificação livre e conta com a presença de uma educadora para mediar a visitação. 

Desenvolvida no âmbito do projeto Vivências Afro-fotográficas em Guarulhos e contemplada por edital do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (Funcultura), a exposição objetiva promover maior visibilidade e valorização das tradições culturais afro-brasileiras vivas no município de Guarulhos, de modo a contribuir com o combate ao racismo e com as ações de promoção da igualdade racial.

Depois da abertura no Cursinho Comunitário Pimentas, onde a exposição fica em exibição até o dia 3 de março, ela percorrerá outros sete espaços culturais, educativos e de circulação no município: CEU Pimentas (de 4 a 10 de março), Ateliê do Coletivo 308 (de 11 a 17 de março), Terminal Metropolitano Cecap (de 18 a 24 de março), Centro Municipal de Educação Adamastor (de 25 a 31 de março), Museu Comunitário do Jardim Vermelhão (de 1 a 7 de abril), Terminal Pimentas (de 8 a 14 de abril) e Bosque Maia (de 15 a 21 de abril – a confirmar).

Manifestações artísticas, culturais e religiosas negras

Você já parou para refletir porque será que muitas pessoas sentem medo quando ouvem falar sobre manifestações culturais e/ou religiosas de matriz africana, ou mesmo quando ouvem o som de algum atabaque? 

É por meio dessa reflexão que o fotógrafo Gustavo Silva e a museóloga Suzy Santos, curadora da exposição, instigam o público a conhecer de perto algumas manifestações artísticas, culturais e religiosas negras do município. A proposta curatorial provoca e ao mesmo tempo questiona o distanciamento, medo e/ou suspeita gerados pelo racismo, que ainda hoje estrutura as relações sociais e culturais da sociedade.


A exposição apresenta registros fotográficos realizados junto a grupos, coletivos e/ou organizações que atuam em prol da preservação de manifestações artísticas, culturais e religiosas de matriz africana ou afro-diaspóricas em Guarulhos: SoundSystem, com o coletivo No Gueto Sound, Maracatu Terra Forte, Festa de Ogum, no Templo de Umbanda Caboclo Mata Virgem, Festa de Oxossi, no Ilê Axé Omon Obá Olooke Ty Efon - Associação Casa de São Pedro; Graffite, com FND e Drik Morenah, Samba de Roda e Capoeira, com o Capoeira ECE Brasil, e Batalha de MCs, com o Slam do Prego.

Para saber mais sobre a exposição, acesse o perfil do projeto no Facebook e Instagram @legadophotos. Agendamentos para outros horários também podem ser realizados pelo Direct no Instagram.

Locais e horários para visitação

Cursinho Comunitário Pimentas 

Rua do Poente, 148 - Conj. Marcos Freire

Dias e horários para visitação: 25/02, das 10 às 16h; 26/02, das 9 às 13h

CEU Pimentas 

Estrada do Caminho Velho, 351 – Pimentas.

Horário: das 8h às 21h

Visita com mediação: das 12 às 17h

Ateliê do Coletivo 308 

Rua Paschoalina Migliorini, 121 - Ponte Grande.

Dias e horários para visitação com mediação: 11 e 12/03, das 10h às 17h;

Terminal Metropolitano Cecap 

Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, 10 - Vila Sant Anna.

Dias e horários para visitação com mediação: 18 a 21 de março, das 10h às 17h, de 22 a 24 de março, das 12h às 19h.

Centro Municipal de Educação Adamastor 

Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo.

Horário: 8h às 21h

Visita com mediação:25 e 26 de março, das 10h às 16h, 27 a 31 de março, das 12h às 17h (período noturno sob agendamento)

Museu Comunitário do Jardim Vermelhão 

Rua Central, nº 45 – Jardim Vermelhão.

Dias e horários para visitação com mediação: 1, 2 e 7 de abril, das 10h às 16h, 6 de abril, das 14 às 20h

Terminal Pimentas 

Estrada Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, Pimentas.

Dias e horários para visitação com mediação: 8 e 9 de abril, das 10h às 16h, 10 e 11 de abril, das 8h às 13h, 12 a 14 de abril, das 12h às 19h.

Bosque Maia 

Avenida Paulo Faccini, s/nº - Centro

Horário: das 11h às 17h

Fotos: Gustavo Silva




Assuntos Relacionados

Cultura


Outras Notícias