Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Parcerias colaborativas engajam a formação de professores de línguas



Por Bárbara Braz
Publicado em 15/05/2023

473 visualizações

Anualmente, o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) organiza formações permanentes dos professores da rede municipal e promove, além da orientação em serviço, a valorização do corpo docente quanto à relevância das temáticas que são constituídas após o mapeamento e estudo dos territórios.

Este papel fundamental do DOEP objetiva a ampliação dos conhecimentos dos educadores frente aos avanços dos estudos sobre educação e possíveis necessidades de mudanças de práticas, bem como o aprofundamento nos estudos e a aplicação das concepções expressas no QSN - Quadro de Saberes Necessários. Para além das formações bimestrais, parcerias com instituições que dialogam com essas concepções promovem reflexões sobre a associação entre teorias e práticas.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), pioneira nas pesquisas sobre o ensino de línguas na infância em território nacional, oferece encontros mensais de estudos para os professores da rede municipal de Guarulhos por meio do grupo de estudos Teachers of English in Action (GETEIA). 

Compartihamento de boas práticas

Juliana Reichert Assunção Tonelli, doutora em Estudos da Linguagem e docente da UEL, é a coordenadora do GETEIA e também do Projeto de Praxiologias Colaborativas do qual a Secretaria Municipal de Educação também participa, assim como outras secretarias de diversos municípios brasileiros.

O projeto visa o compartilhamento de boas práticas, discussões sobre adaptação, criação e reformulação de currículos para o ensino de línguas adicionais na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e de outras necessidades expostas pelo grupo de pesquisa.

No último mês, a Profa. Dra. Juliana Tonelli participou do 8º ALTE – Association of Language Testers in Europe – um importante congresso na área da avaliação de aprendizagem de línguas que ocorreu em Madrid, Espanha. Na ocasião, ela apresentou parte dos resultados encontrados ao longo do projeto MOLIC – Mapeando a Oferta de Línguas para Crianças, no qual a Secretaria Municipal de Guarulhos teve participação importante. 

O MOLIC foi um projeto interinstitucional desenvolvido ao longo dos anos de 2020 e 2021 do qual participaram, além da UEL, pesquisadoras da Universidade Federal do Espírito Santo, da Universidade Federal de São Carlos, Universidade Estadual de Goiás e Universidade de Brasília, e continua rendendo frutos para a Secretaria de Educação de Guarulhos, pois a partir dele outras iniciativas estão sendo desenvolvidas como a participação presencial de Juliana no encontro formativo, previsto para o dia 24 de maio, no Centro Municipal de Educação Adamastor.

Além disso, também no mês de maio, inicia-se a parceria com a Profª Vania Gomes, coordenadora do Academy Book Club, clube de leitura de contos originais em língua inglesa, gratuito e mensal. O intuito, é entrar em contato com a literatura e praticar o idioma, e orientar professores a levar a atividade para suas salas de aula. Chimamanda Adichie, escritora nigeriana, foi selecionada como a autora para dar início ao projeto com os professores da rede municipal de Guarulhos.

Para Elisângela Monteiro Coimbra, professora de língua e cultura inglesa das EPGs Darcy Ribeiro e Carlos Drummond de Andrade, as formações proporcionam diálogos e trocas potentes de experiências e vivências entre os colegas. “Os encontros também fazem com que estejamos sempre em um processo formativo qualitativo e aproximado com a realidade vivida em sala de aula”, complementa Sérgio Augusto Corsini dos Santos, professor de língua e cultura inglesa nos Centros Educacionais Unificados.




Assuntos Relacionados

Educação


Outras Notícias