Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Livro de histórias motiva criação de jornal na EPG Manoel Rezende



Por Carla Maio
Publicado em 27/10/2023
Editado em 31/10/2023, às 13:38

479 visualizações


Jornal das Crianças é o nome do novo projeto realizado com alunos do 2º ano do ensino fundamental na EPG Manoel Rezende, no Parque Residencial Bambi, ação que contou com a publicação da 1ª edição do veículo na última quarta-feira (25). Diante de um trabalho com foco no planejamento e produção de diferentes gêneros, comuns no cotidiano dos educandos, a elaboração do jornal considerou diferentes possibilidades comunicativas, como tema, assunto, finalidade do texto, entre outras.

A ideia do jornal surgiu depois que os alunos participaram de leitura coletiva do livro O Lobo Voltou, do Programa Minha Sala de Leitura. Intrigados, os educandos questionaram o que era um jornal impresso e, diante dessa problemática, a professora da turma resolveu criar o jornal.

Entrevistas, curiosidades, matérias sobre tecnologia e cultura, e ações que aconteceram na escola integram as editorias do jornal, ilustradas com fotos e desenhos também criados pelos alunos.

“Nas primeiras aulas, os educandos manusearam matérias de jornais existentes. Com o uso do projetor da sala, eles também visualizaram versões digitais, pesquisamos a diferença entre notícia, fake news, boatos e, por fim, observamos diversos tipos de textos jornalísticos e as características do gênero”, explica Eliane Gomes Baltazar, professora da turma.

Nas demais aulas, a docente explica que a turma fez a escolha do jornal através de votação. Divididos em grupos, os alunos escolheram os tipos de matéria e assuntos abordados. 

“Com tudo organizado, começamos as investigações pela escola, entrevistas e produções orais, utilizando o gravador do celular, produções no papel, e passamos tudo para o computador, utilizando uma ferramenta de edição de imagens e textos”.   

De acordo com a coordenadora pedagógica Jacqueline Soares Carneiro, a elaboração do Jornal das Crianças evidenciou inúmeras aprendizagens da Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários (QSN), para além do uso de recursos tecnológicos de modo colaborativo.

“A forma de planejar e produzir em colaboração com os colegas e com ajuda do professor, os relatos de experimentos e registros, as entrevistas, todos esses gêneros do campo investigativo potencializam o desenvolvimento oral das crianças e são essenciais nessa etapa do processo de alfabetização”, explica Jacqueline.

Professora e coordenadora contam também que o projeto se desdobrará em novas edições e deverá envolver cada vez mais os educandos e a comunidade escolar.





Outras Notícias