Por Carla Maio
Publicado em 19/03/2024
Religiosidade de matriz africana e relações raciais e de gênero são os temas abordados pela escritora Cidinha da Silva em Cada Tridente em Seu Lugar (Mazza Edições, 2007), crônica escolhida para leitura do próximo encontro do Universo Coletivo de Leitura (UNICO), que acontece no dia 23 de março, sábado, a partir das 10h30, no CMIL Luís de Camões, no Gopoúva. A entrada é gratuita e a participação é livre para maiores de 18 anos.
Cidinha da Silva é uma voz que chega bem saudada na literatura brasileira com esse livro de crônicas e minicontos atravessado por temáticas urgentes. De acordo com o escritor Marcelino Freire, cuja escrita sensível apresenta a obra de Cidinha da Silva: “Não me lembro de ter lido estilo assim, vindo de longe. Sentido na pele. Sensibilidade à flor”.
Além de Cada Tridente em Seu Lugar, Cidinha tem outro livro publicado pela Mazza Edições Você me deixe, viu? Eu vou bater meu tambor!, de 2008. Também é autora da novela juvenil Os nove pentes d'África (2009) e publicou em 2011 o romance infantil Kuami, o conto O mar de Manu e a crônica Oh, margem! Reinventa os rios. Também tem textos em processo de adaptação para o cinema e a dramaturgia.
Sobre o ÚNICO
Com encontros mensais, sempre no último sábado do mês, o UNICO tem como objetivos enriquecer o repertório de leituras literárias em momentos compartilhados e fomentar o hábito para educadores.
Em 2024 o coletivo traz diversidade de gêneros literários como tema norteador. A cada mês é sorteado o gênero que será lido no mês seguinte.
O CMIL Luis de Camões fica na rua José Maria de Oliveira Morais, 94 - Gopouva, Guarulhos.