Por Carla Maio
Publicado em 25/04/2024
Editado em 29/04/2024, às 13:16
Tutores do programa LEIA se reuniram na manhã desta quarta-feira (24) no bosque ao lado da Secretaria de Educação para leitura compartilhada de obras diversas. A Leitura no Bosque faz parte dos encontros semanais realizados pela equipe e têm como objetivo a avaliação dos acompanhamentos às escolas e o preparo de novos encontros.
Essa é a primeira vez que o grupo realiza encontro com foco exclusivo em textos que são habitualmente lidos pelos tutores durante as formações mensais, os chamados textos de fruição. É por meio dessas leituras que o grupo sensibiliza os professores de 1º e 2º anos do ensino fundamental, participantes do LEIA na rede municipal, sobre as temáticas abordadas nos encontros.
Instituído pela Lei nº 7.865/2020, o programa LEIA compõe política municipal educacional para a alfabetização de crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ciclo I da EJA, e objetiva contribuir para a erradicação do analfabetismo no município.
“As leituras que fizemos no bosque são parte das formações do mês de abril, atividade permanente das formações que se coloca à disposição de modelizar e valorizar a leitura diária que os professores precisam fazer todos os dias para os alunos. Essa leitura precisa passar por uma curadoria muito cuidadosa para que os gêneros caminhem em consonância com a necessidade do ano/série, sempre pautados no QSN (2019). Essa leitura não avalia, ela estimula e incentiva a prática da leitura de fruição”, explicou Patrícia Fernandes, coordenadora de programas educacionais do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP).
Clube de leitura
Além das formações para mais de mil professores alfabetizadores, o que impacta o atendimento a 24 mil alunos da rede municipal, os tutores do LEIA também se dedicam aos encontros do UNICO (Universo Coletivo de Leitura), clube de leitura que se reúne uma vez por mês no CMIL Luis de Camões, no Gopoúva.
Na edição de abril, que acontece no próximo sábado (27), às 10h, a obra escolhida para leitura é Paula, o mais comovente e íntimo de todos os trabalhos da escritora chilena Isabel Allende. O CMIL Luis de Camões fica na rua José Maria de Oliveira Morais, 94.