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AMAA promove formação sobre desafios dos transtornos do neurodesenvolvimento em sala de aula




Publicado em 10/05/2024
Editado em 17/05/2024, às 11:32

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No último dia 29, professores de educação infantil que atuam nas três unidades da AMAA em Guarulhos participaram de formação pedagógica em transtornos do neurodesenvolvimento e os desafios do manejo em sala de aula. O encontro formativo foi ministrado pelas pedagogas Monica Lemos, Luciana Bellucio e Andreia Brito, da ONG GAMS (Grupo de Apoio Multidisciplinar Social), entidade que atende crianças com dificuldades de aprendizagem de forma gratuita.

O objetivo da formação foi oferecer condições para os profissionais de educação identifiquem e executem a inclusão, formando educadores que ofertem condições de atendimento educacional e que estejam preparados para as necessidades dos alunos. Além da participação do supervisor escolar da Secretaria de Educação Alexandre Sant’anna, o encontro contou com as presenças das diretoras das unidades da AMAA Bianca Bueno, Rosana de Assis e Ana Paula Cavalcante de Camargo.

O encontro formativo considerou a abrangência e variedade de condições dos distúrbios cognitivos, incluindo, ainda, os transtornos do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), transtorno Espectro Autista (TEA), único considerado como pessoa com deficiência e o transtorno Opositivo Desafiador (TOD). De acordo com as palestrantes, os prejuízos do neurodesenvolvimento abrangem uma variedade de condições que afetam o desenvolvimento neurológico e podem impactar significativamente o aprendizado e o comportamento dos alunos, porém indicando uma forma diferente de aprender e não uma impossibilidade em aprender.


“Professores inclusivos desempenham um papel fundamental ao atender às necessidades de todos os alunos em sala de aula. Formar professores inclusivos é essencial para garantir uma educação de qualidade e equitativa. Lembrando que cada aluno é único, e os educadores devem adaptar suas abordagens com base nas necessidades individuais, sempre buscando apoio especializado e promovendo ambientes inclusivos”, enfatizou Ana Paula Cavalcante de Camargo, diretora da unidade 2.

A formação teve como fundamento os marcos do desenvolvimento infantil e a Proposta Curricular da rede municipal Quadro de Saberes Necessários (QSN/2019), norteador fundamental para que os professores possam adaptar suas práticas pedagógicas de maneira eficaz e estarem preparados para oferecer uma educação de qualidade, atendendo às necessidades individuais de cada aluno e promovendo seu crescimento saudável e bem-sucedido.


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