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EPG João Balbino convida indígenas da etnia Kaimbé para vivência e partilha com os educandos e suas famílias



Por Carla Maio
Publicado em 25/06/2024
Editado em 25/06/2024, às 12:07

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O dia da família na EPG João Balbino, no Jardim Munhoz, evento que aconteceu no último dia 7 de junho, oportunizou à comunidade escolar vivências significativas sobre temas desenvolvidos com os educandos. A ação contou com a participação de indígenas do povo Kaimbé, uma das nove etnias que vivem na Aldeia Multiétnica Filhos desta Terra, na região do Cabuçu, em Guarulhos.

Durante a vivência, os indígenas partilharam um pouco de seus hábitos, experiência enriquecedora, informativa e muito respeitosa. “Além de partilharem brincadeiras, costumes, cantos e histórias de resistência ao longo dos anos no território brasileiro, as famílias dos educandos tiveram a oportunidade de aprender sobre a mudança do termo índio para indígena, de tribo para povo ou etnia”, explicou Paula Geraldelli, coordenadora pedagógica da unidade escolar.

Paula também destacou um momento formativo com professores e demais membros da equipe em hora-atividade, que participaram de um Toré, espécie de ritual de grande importância para os indígenas, manifestação cultural que envolveu tradição, música, religiosidade e brincadeira.


A Lei 11645 e o QSN

A lei 11645/2008, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas, mantém franco diálogo com a Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários (QSN/2019) quando aponta a importância da interação entre crianças com adultos, outras crianças e membros de diferentes culturas.

Essa interação se faz importante para garantir o desenvolvimento cognitivo, social e cultural das crianças. Além de garantir saberes sobre a importância em conhecer e respeitar as diferenças étnicas, a proposta curricular também oferece direcionamentos para um trabalho que permita ao educando apreciar e familiarizar-se com costumes, hábitos, práticas e histórias da cultura local e de outras culturas.




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