Por Carla Maio
Publicado em 28/10/2024
Editado em 31/10/2024, às 11:06
Mais de 60 mil estudantes do 1º ao 5º ano matriculados nas escolas da rede municipal de Guarulhos participaram na última semana da prova Avalia Mais, avaliação realizada de forma online nos laboratórios móveis de informática das unidades escolares.
As provas testam conhecimentos em comunicação e expressão, com ênfase em leitura, produção de texto e educação matemática. O Avalia Mais tem como objetivo diagnosticar, acompanhar e monitorar o processo de construção do conhecimento dos estudantes.
A prova é uma iniciativa da Secretaria de Educação, que por meio do Núcleo de Avaliação e através da plataforma Gier (Gestão Inteligente da Educação Responsável), da Eicon, criou provas objetivas para observar e analisar um recorte nas áreas de comunicação e expressão e educação matemática.
“O Avalia Mais serve de suporte para que a rede consiga um parâmetro dos níveis de aprendizagem dos alunos, e isso nos fornece subsídios para as discussões pedagógicas que realizamos em hora-atividade e elementos para o planejamento da escola para o próximo ano”, explica Gissa Vilela, coordenadora pedagógica da EPG Heraldo Evans, no Jardim Tranquilidade.
Após as provas, o sistema gera resultados por níveis, que refletem: abaixo do nível 1 - educandos com saberes insuficientes, nível 1 - educandos com pouco domínio dos saberes, nível 2 - educandos com desenvolvimento adequado, nível 3 - educandos com desenvolvimento desejável de saberes, e acima do nível 3 - educandos com desenvolvimento que excede a expectativa dos saberes.
“A avaliação não é meramente uma nota. A ideia é verificar o que os alunos já sabem e trabalhar em cima dos saberes os quais os alunos ainda não se apropriaram ou que, de alguma forma, ainda não se apropriaram totalmente”, pontua a professora Denise Costa Ferreira.
A docente observa ainda que o momento da correção das provas é bastante revelador, pois aponta as dificuldades dos alunos, oportunidade que os professores têm para trabalhar questões com maior grau de dificuldade, como a interpretação de texto e leitura.
Desde 2021 a rede municipal de ensino iniciou as provas digitalmente, inovação que poucas redes possuem no Brasil. Um marco inovador para a Educação de Guarulhos, que é pioneira na rede pública municipal do Estado de São Paulo a proporcionar avaliação diagnóstica online para alunos do ensino fundamental.