Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos

Compostagem a partir dos resíduos da cozinha da EPG Mariazinha


Temática: Ambiental
Recurso(s): Material de Baixo Custo
Autor(es): Paloma Poliana Lucena
Colaborador(es): Cozinheiras EPG Mariazinha e algumas professoras do período da tarde
Escola: EPG MARIAZINHA REZENDE FUSARI

3849 visualizações

Justificativa 

Diminuir a quantidade de resíduos encaminhados para o aterro, resíduos que poderia ser transformados em adubo para as plantas que seriam plantadas pelo PIV Projeto Ilhas Verdes no espaço do CEU.

 Objetivos

Meu objetivo inicial era ter o substrato para o jardim do CEU utilizando o descarte restos de frutas, cascas, verduras entre outros da cozinha da EPG Mariazinha.

E com o projeto de compostagem despertamos o olhar das professoras e envolvimento dos alunos.

Metodologia 

Conversei com a gestão do CEU Presidente Dutra sobre o projeto que foi autorizado e incentivado pela gestão, depois foi conversado com as cozinheiras que também toparam auxiliar no projeto. Com a ajuda de alguns reeducandos colocamos alguns baldes na cozinha e refeitório balde onde as cozinheiras separavam os resíduos para utilizarmos, todos os dias os baldes eram esvaziados e devolvidos para o dia seguinte.

Depois algumas professoras pediram uma formação para poder entender o processo da compostagem, e em parceria com o DOEP realizamos a formação em hora atividade.

Depois da formação as professoras da tarde conversaram com seus alunos e em dia de fruta eles vão até a compostagem “preparar o alimento das plantinhas”.

Resultados observados 

Diminuição dos resíduos gerados e plantas e flores saudáveis depois da utilização do produto da compostagem no nosso jardim.

Avaliação

Na minha avaliação o contato com a natureza pelos alunos é enriquecedor, saber que as plantas são seres vivos e que são extremamente importantes para a nossa vida. Mostrar aos alunos a quantidade de resíduos que geramos e que mandamos diariamente aos aterros, sendo necessário despertar o interesse dos alunos pelas questões ambientais e estimular a redução do desperdício e a quantidade de resíduos descartados e encaminhados para os aterros.



Galeria



Outras Práticas Pedagógicas