Programa Saberes em Casa
25 de fevereiro de 2022 Programa Saberes em Casa volta em novo formato para complementar a aprendizagem dos alunos

Programa Saberes em Casa volta em novo formato para complementar a aprendizagem dos alunos

O Programa Saberes em Casa volta ao ar a partir da próxima quinta-feira (3), em um novo formato e transmissão toda terça e quinta, pelo canal do Portal da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos no YouTube. O programa, que se tornou mais uma política pública para garantir a aprendizagem dos alunos da rede municipal, terá continuidade mesmo com a volta do ensino 100% presencial.

O Saberes em Casa é uma ferramenta que complementa as propostas educativas desenvolvidas nas unidades escolares. Baseado nas diretrizes traçadas pela Proposta Curricular – Quadro de Saberes Necessários (QSN), ele também auxilia os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de ensino e aprendizagem. 

A nova programação será composta pelos seguintes blocos: Linguagens (Inglês, Artes e Educação Física), transmitido semanalmente. Vivências na Creche, É Brincando que se Aprende, Além das Letras, Desafio do Dia e EJA serão transmitidos a cada quinze dias. Os blocos Libras em Casa e Desenvolvimento de Autonomia serão transmitidos uma vez por mês.

Para Solange Turgante, diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), o Programa Saberes em Casa toma um rumo diferente a partir desse ano. “Durante o período de distanciamento físico das unidades escolares, o Programa cumpria o papel de garantir parte do dia letivo dos educandos da rede. Com o retorno presencial, ele se consolida como apoio complementar às atividades propostas pelas equipes escolares, que terão à disposição atividades para serem enviadas às famílias ao mesmo tempo em que poderão utilizá-las como orientações didáticas”, destaca. 

Nesta temporada o site será atualizado diariamente com novos programas, desafios do dia, revista, roteiros de estudo e aprendizagem e orientações didáticas, que podem ser utilizados por professores, famílias e, principalmente, pelos alunos.