Programa Saberes em Casa

É Brincando que se Aprende

Clique aqui e acesse a playlist dos episódios da Educação Infantil

Mais um novo bloco que faz parte do Programa Saberes em Casa, este voltado para as crianças dos Estágio I e II: “É brincando que se Aprende” e a Orientações e Sugestões de Atividades para a Educação Infantil de 4 a 5 anos.

Nesta etapa da Educação Básica, a aprendizagem e o desenvolvimento continuam acontecendo por meio de interações e de brincadeiras, porém, as crianças já desenvolveram algumas habilidades motoras: segurar o lápis, por exemplo.

É importante organizar um cantinho para que o aluno possa fazer as atividades propostas. Caso isso não seja possível, não em problema. Faça uma caixinha (pode ser de sapato) com todos os materiais: lápis de cor, lápis grafite, borracha, apontador, papéis, saquinho com as letras móveis e um calendário.

Com certeza, as crianças irão amar decorar a caixa. Permita que elas desenhem, pintem, recortem e colem DO JEITO QUE ELAS DESEJAREM.

Cada criança receberá uma folha com o alfabeto, para ser utilizada várias vezes, durante todo o ano. Portanto, é preciso preparar as letras móveis para o uso, de forma que durem mais. A sugestão é colar num papelão, passar cola branca por cima e, depois de seco, recortar. Dessa forma elas ficam impermeabilizadas e de fácil manuseio pelas crianças nas atividades de escrita.

Para preparar o calendário, pegue uma folha e risque como o desenho abaixo. A criança deverá ter um por mês, então sempre prepare a folha no início de cada um deles.

Pular para o conteúdo