Educação Física
Clique aqui e acesse a playlist dos episódios com o quadro Educação Física.
Segundo o QSN, ao considerarmos a Educação Física na área das Linguagens, a prática corporal é entendida como um texto, passível de leitura, interpretação e elaboração. Sendo assim, é possível desenvolver ações didáticas que visem à análise dos significados atribuídos a brincadeiras, lutas, esportes, danças, ginásticas e práticas corporais de aventura, assim como às forças que atuam na produção desses significados. Alinhados a esses pressupostos teóricos, esperamos que o indivíduo seja capaz de ler e analisar a ocorrência social das práticas corporais, reconhecer os diferentes significados que lhes são atribuídos e reconstruí-los de maneira crítica.
Entendendo a vivência das práticas corporais como muito importantes na aula de educação física, porém sabendo que a aula não deve se restringir a vivência, o quadro Educação Física “Brincando e pensando a cultura” traz a possibilidade de não apenas vivenciar as práticas corporais, como também ler os signos inseridos nessas práticas, percebendo que existem diferentes representações sociais que também precisam ser validadas.