Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Mais de 5 mil professores participam de encontro pedagógico da Rede Municipal



Por Yve de Oliveira
Publicado em 13/07/2017
Editado em 27/01/2020, às 14:26

207 visualizações

Com o objetivo de potencializar a qualidade do ensino- aprendizagem nas escolas da Prefeitura de Guarulhos, a Secel - Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - mobilizou na última semana mais de 5 mil professores, gestores e coordenadores pedagógicos no primeiro Encontro Integrado da Rede Municipal e conveniada.

O evento, que contou com a participação dos palestrantes José Henrique Porto, Daniel Isser, Marcos Cezar Freitas e Deise Fernandes do Nascimento, evidenciou a mudança de enfoque na proposta de formação da Pasta, que, nesta edição, está voltada para o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento dos profissionais.

Presente ao encontro, o secretário Alexandre Zeitune (Secel) falou da importância da iniciativa. “Esse é um evento diferente, voltado para José Henrique Porto foi um dos palestrantes uma educação global, lúdica e sustentável. Concebemos essa formação para mudar o foco, a forma e falarmos o que realmente importa para tocar não só as mentes, mas o coração das pessoas. Penso que só será possível essa mudança de plataforma de gestão pública se entendermos a importância das pessoas que fazem a educação na cidade e os protagonistas desse processo são verdadeiramente os professores”, destacou.

A professora Valeska Faria, da EPG Amadeu Pereira, relatou a importância do novo conceito para o desenvolvimento pessoal dos presentes, bem como para a ressiginificação do papel do professor na sala de aula. “Sabe, a gente tem enraizado a estrutura das formações anteriores e confesso ter sentido um pré-conceito de como seria este novo encontro, mas quando cheguei aqui fiquei impressionada! O José Henrique Porto abordou o tema de uma maneira leve, sem imposição de conhecimento, até porque o tema autoconhecimento sugere reflexão. Como trabalhar com outros seres se a gente não se conhece primeiro, não é mesmo? Adorei!”, ressaltou.

Quem ensina também aprende

A política de formação permanente da Rede Municipal de Educação de Guarulhos é estruturada com base em uma perspectiva na qual a formação é um processo contínuo de desenvolvimento humano e profissional, abrangendo, além dos conhecimentos próprios da escolarização, todas as dimensões humanas.

Nesse sentido, a ênfase é dada na criação de diferentes espaços de diálogo e reflexão sobre a prática das escolas de maneira democrática, participativa e pautados pela concepção de formação humana integral.

Imagens: Yve de Oliveira / Secel

 






Outras Notícias