Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Cores, texturas, superfície e formas potencializam construção de significados com turma do Maternal da EPG Martins Pena



Por Carla Maio
Publicado em 24/10/2022
Editado em 24/10/2022, às 11:35

269 visualizações


Espontaneidade, pensamento, imaginação, sensibilidade, percepção, interação e cognição foram alguns dos aspectos focados pela atividade realizada pelas professoras Giselle Fiori e Lucineide Lourenço no mês de setembro, com alunos da Educação Infantil da EPG Martins Pena, na região do bairro dos Pimentas.

Por meio do projeto semanal Pintura em Tela, a atividade com as crianças do Maternal B objetivou a utilização de diferentes materiais, suportes e procedimentos para explorar cores, texturas, superfícies e formas. “Tudo foi pensado juntamente com as crianças a partir da oportunidade de trabalharmos pintura em tela, partindo da observação de uma estampa de tecido, considerando que elas apreciam muito o trabalho com tinta”, explicou a professora Giselle.

Além de enriquecer ainda mais a capacidade expressiva das crianças, o uso de diferentes materiais como tecido, tela e tinta permitiu a elaboração de diferentes formas de expressar ideias e sentimentos no processo de construção de significados. 


A professora Lucineide detalhou como a atividade aconteceu: “disponibilizamos às crianças um tecido estampado próximo à mesa, com tintas, pincéis e telas. Mostramos o tecido para que as crianças pudessem observar atentamente, chamamos a atenção delas para os detalhes e, depois, pedimos para elas reproduzirem na tela, à sua maneira, as cores e formas que haviam observado”. 

Como resultado, a coordenação pedagógica da EPG Martins Pena avaliou positivamente a elaboração da atividade com pintura. “Todos demonstraram muita liberdade e autonomia ao manusear os materiais. É muito gratificante lidar com uma equipe de docentes verdadeiramente engajada na elaboração de projetos que colocam as crianças como protagonistas da ação, e o resultado disso é uma interação e colaboração bastante positiva entre elas”, observou a coordenadora pedagógica Fátima Santos de Jesus.




Assuntos Relacionados

Educação


Outras Notícias