Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Educação e Jornalismo: alunos da EPG Heraldo Evans visitam a Comunicação da SE



Por Carla Maio
Publicado em 27/04/2023
Editado em 27/04/2023, às 8:09

937 visualizações


Entrevista com o secretário e subsecretária de Educação, bate-papo com jornalistas, noções preliminares de fotografia, áudio e designer gráfico. A manhã dos alunos do 3º ano da EPG Heraldo Evans na última terça-feira (25) foi bastante agitada, mais pela pauta de perguntas diversas dedicadas à equipe da Divisão Técnica de Comunicação Educacional do que pelos pouco mais de 5 quilômetros que separam a unidade escolar no Jardim Tranquilidade da sede da Secretaria de Educação, no Macedo.

A visita, seguida de entrevista com o secretário de Educação, Alex Viterale, e a subsecretária, Fábia Costa, é uma das etapas do projeto Jornal Escolar Diversidade e Respeito, que de modo interdisciplinar envolve todas as turmas da escola e objetiva fomentar o gosto pela leitura e a utilização desse suporte para aprender, compreender, se posicionar e, por que não, se divertir.

“Nosso trabalho é extremamente importante, porque somos responsáveis por levar uma boa educação, boa alimentação e estrutura para as escolas, para todos vocês que estão aqui hoje e para os outros 120 mil alunos da rede municipal”, respondeu Viterale ao aluno Harry Cristhian Silva Pinho, de 8 anos, quando questionado sobre a importância de seu trabalho.

Espalhando sementes


Além das redes sociais da Educação no YouTube e Instagram, a equipe de Comunicação da SE é responsável pela elaboração de notícias veiculadas no Portal SE Informe. “Mostramos aos alunos grande parte do nosso trabalho, desde a elaboração e revisão das matérias e releases à criação das artes gráficas que alimentam nossas redes sociais: dos CEUs e o site oficial da Prefeitura de Guarulhos. Acredito que deixamos ali algumas sementes”, vibra Eduardo Calabria, chefe da Divisão de Comunicação.

Com a capitação do áudio das entrevistas em mãos, os alunos têm agora a tarefa de transcrever as respostas dos entrevistados para, em seguida, compor os textos do gênero entrevista, uma das seções do jornal, cuja publicação e tiragem ainda serão definidas. Mais que o deleite dos pais e da comunidade, que também terão acesso ao jornal da EPG Heraldo Evans, a produção coletiva vai permitir que as turmas observem os textos elaborados umas pelas outras.

A professora da turma do 3º ano, Nery Travassos, conta que, ao idealizar o jornal como parte do Abril Literário, o grupo de professores compreendeu os desafios e os resultados positivos de um trabalho coletivo para fomentar tanto o senso crítico quanto a leitura e a escrita. Enquanto portador, o jornal compila diferentes gêneros textuais, dentre os quais notícias, tirinhas, entrevistas, receitas, propagandas, classificados, entre outros. 

“Este ano, o jornal nasce da possibilidade de conscientização das crianças em relação à realidade e aos fatos, da questão das fakes news, da busca por fontes seguras, práticas que já vêm sendo realizadas em todas as turmas. Essa produção coletiva tem ensinado às crianças que é possível escrever sobre o que é real, não apenas as ficções, e o jornal traz essa realidade”, explica.

Aprender ensinando


O estagiário do curso de Designer Gráfico da Universidade Cruzeiro do Sul, Gabriel de Almeida Bastos, ficou muito satisfeito com a oportunidade de mostrar suas criações e de ensinar algo para os alunos ao mesmo tempo em que ele próprio está aprendendo.

“A oportunidade de mostrar para as crianças como funciona a Comunicação foi incrível. Realizamos uma tarefa muito complexa, as demandas mudam a todo momento, e essa é a chance de mostrar a elas como será a vida no futuro, porque quando elas estiverem cursando a faculdade, também terão que estagiar para aprender e aperfeiçoar conhecimentos na profissão que escolheram seguir”, explica Gabriel.

Na etapa seguinte, a edição do jornal vai unir produções de todas as turmas em um único exemplar. Em seguida, o projeto prevê a impressão e distribuição de exemplares da primeira edição do Jornal Escolar Diversidade e Respeito da EPG Heraldo Evans, além de um link para divulgação digital do conteúdo.

Nesse movimento de aprender e ensinar, a coordenadora pedagógica Gissa Vilela fala das aprendizagens que eles levaram de volta para a escola, uma experiência que, agora, será compartilhada com as demais turmas da EPG Heraldo Evans.

“Tudo foi novidade, tudo foi aprendizado, a visita à secretaria deu muito conhecimento a todos nós. Eles ficaram muito empolgados, falaram sobre a captação de áudio, a quantidade de pessoas envolvidas no processo de produção das notícias, se encantaram com as imagens e com a câmera fotográfica, o modo de manuseá-la, eles realmente gostaram muito, foi bastante proveitoso. Quando o projeto começou, as crianças sabiam pouco sobre o jornal, sobre o que estava por detrás desse trabalho, confundiam as funções de jornalista e jornaleiro e hoje, temos alunos dizendo que querem ser jornalistas quando crescer, a visão sobre profissões que podem exercer no futuro também se ampliou”. 

As crianças têm desenvolvido gosto cada vez maior por essas produções, algumas crianças que não conheciam a profissão de jornalista, compreenderam que se trata do profissional que vai em busca da informação.


Galeria



Assuntos Relacionados

Educação


Outras Notícias