Emmilly Victória, 8 anos

“Primeiramente propus aos meus alunos do 3º ano um desenho livre, no momento estavam todos remotos, disse que aguardava ansiosamente para ver seus desenhos, e reforcei que não podiam ter ajuda de ninguém e que não deviam se preocupar pois cada um tem um jeito de desenhar e não existe desenho feio ou errado. Não expliquei no inicio qual poderia ser o destino dos desenhos e nem sobre o museu para que os trabalhos fossem naturalmente mais espontâneos.


Não houve o retorno esperado, mas as poucas devolutivas que recebi me foram satisfatórias. Fiz um vídeo depois explicando sobre o museu e sobre a necessidade das autorizações para publicação dos trabalhos. Perguntei a cada criança o que imaginou ou pensou ao fazer o desenho.

A Emilly também se preocupou em retratar  o interior de sua casa e com muitos detalhes, descrevendo cada cômodo. É importante que nós, educadores incentivemos sempre nossos alunos a desenhar, pois a preocupação em fazer o real acaba por fim desanimando-os por não acharem seus desenhos perfeitos.”

Professora Cynthia de Mendonça Emídio Marcondes

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