Enzo Gabriel, 8 anos

“Primeiramente propus aos meus alunos do 3º ano um desenho livre, no momento estavam todos remotos, disse que aguardava ansiosamente para ver seus desenhos, e reforcei que não podiam ter ajuda de ninguém e que não deviam se preocupar pois cada um tem um jeito de desenhar e não existe desenho feio ou errado. Não expliquei no inicio qual poderia ser o destino dos desenhos e nem sobre o museu para que os trabalhos fossem naturalmente mais espontâneos.


Não houve o retorno esperado, mas as poucas devolutivas que recebi me foram satisfatórias. Fiz um vídeo depois explicando sobre o museu e sobre a necessidade das autorizações para publicação dos trabalhos.

Escolhi para analisar em particular o desenho do Enzo Gabriel.

Ao ver esse desenho me pareceu sentir a brisa e a maresia que ele transmitia. A areia dá a sensação de relevo, as cores lembram o pôr do sol, tem duas pessoas na cena, uma na beira da praia e outra no alto em cima de uma pedra observando, ambas parecem estar felizes. O personagem central está mais definido e detalhado do que o outro, ele retrata o próprio aluno que deu mais ênfase a sua imagem, demonstrando o protagonismo da história.
Ao relatar o seu desenho, o Enzo me disse que quis desenhar uma lembrança muito boa em que estava com a sua prima na praia, e os dois se divertiram muito nesse dia.”

Professora Cynthia de Mendonça Emídio Marcondes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo