Mario Cabral

Biografia
“Servidor público Municipal, historiador (Registro Profissional:0000157/SP) e artista. Possui, Licenciatura Plena em História (FIG/UNIMESP); Pós-Graduações Lato Sensu: Aperfeiçoamento – Movimentos Sociais e Crises Contemporâneas (UNESP),Aperfeiçoamento Profissional – Educador Social (SENAC/SP), Aperfeiçoamento em Gestão Cultural (SESI/SP), Especialização -Educação, Política e Sociedade (IFSP), Especialização – Educação em Direitos Humanos (UFABC), MBA em Gestão Pública (FMU);Técnico em Museologia (ETEC/SP); Mestrado (Stricto Sensu) – Ciências Sociais (UNIFESP). Cursando Especialização em Teologia e Ensino Religioso (PUC/SP), 2 Licenciatura em Artes Visuais (FPA) e Doutorando em História da Arte (UNIFESP). Pesquisa o Repente Nordestino, Música Caipira e Poesia de Cordel, e escreve cordéis com 04 livros publicados: Cordéis Dedicados (2016/ ISBN978.85.918042.7.6), Lamentos e Memórias (2018/ISBN:978.85.918042.9.0) e as coletâneas Prêmio Literatura Guarulhense (2020/ ISBN-978.65.990719.4.2) e Prêmio João Ranali de Literatura (2022/ ISBN-978.65.5822.207.1). Realiza atividades em outras linguagens, sendo produtor nos filmes Orlando Alvorada e Amigos (2015), Cantoria Urbana (2016/ CPB-B18. 004402.00000) e diretor de Tupinambá Subiu a Serra (2020/ CPB -B20.001602.00000), todos com o cineasta Daniel Neves . É ator (DRT:0047834/SP), com trabalhos em Peças Teatrais, Canto Coral e Filmes desde 2009 em Guarulhos /SP por Oficinas Culturais e Projetos Independentes. Cursou a Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos (ESCOLA VIVA),curso livre de Teatro (2021-2022). É estudante no Conservatório Municipal de Guarulhos (CMG), de teoria musical e viola caipira. É um dos fundadores e integrantes do selo editorial “Letras do Subsolo” ,coletivo independente de literatura em Guarulhos. Conselheiro no Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) em 02 biênios (2017-2019 e 2019-2021) e no Conselho Diretor do Fundo Municipal de Cultura, FUNCULTURA (2019-2021), ambos em Guarulhos. É um dos integrantes e conselheiro fiscal da Associação de Cinematografia Independente de Guarulhos (ACING) desde 2019 e atualmente é conselheiro do Conselho Municipal de Turismo de Guarulhos (COMTUR), gestão 2022-2024. Foi autor do projeto, que concedeu o Título de Cidadão Guarulhense ao violeiro, mestre de Folia de Reis e catireiro Seu Oliveira, junto com outros proponentes em 2021.”

Obra Lançada na Bienal
“SIM, COMO EDITOR DE LIVROS. TÍTULOS: 1) Sensibilidade, uma Antologia de Momentos. Autor: Francisco Grosso. 26 páginas- Breve sinopse: O livro é uma homenagem póstuma da Editora Letras do Subsolo a um grande poeta da cidade, seu Francisco Grosso, conhecido também como Seu Chiquinho, que faleceu há exatos três anos. O livro é um compilado das poesias escolhidas pelo próprio poeta como as poesias mais importantes e relevantes de sua vida e de como elas estão ligadas às suas vivências e experiências por onde passava, apresentando seus trabalhos artísticos. Um ser humano de sensibilidade ímpar, uma humildade fora do comum, Seu Chiquinho fazia parte de saraus, tanto dos modelos mais tradicionais, como dos mais recentes. Como um “bom velhinho” e muito simpático, era bem conhecido em batalhas do Slam do Prego de Guarulhos, apresentando sempre seus trabalhos com seu jeito doce e calmo, em microfone aberto. Nunca deixava de incentivar e apreciar a arte e a poesia dos mais jovens. Esse compilado das poesias do poeta, além de uma homenagem póstuma, serve também como um registro para posteridade da atuação desse poeta aqui na cidade. Poeta que fez parte de movimentos literários desde a década de 80, como o Letra Viva, o Sarau do Castelo Hansen até as participações no Slam do Prego, sob o comando de Monique Martins e Wesley D’Oeste. Gênero: POESIA. ISBN( ainda em tramitação). 2)Mais uma dose, por favor! Autora: Maya de Andrade. 61 páginas. Breve Sinopse: Mayane é uma jovem periférica que vislumbra nesse projeto a possibilidade de publicar seu primeiro livro, reunião de poesias que guardou durante anos e que agora apresenta neste projeto. Mayane é poetisa e escritora guarulhense. Atriz, formada pela Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos em 2016 e Graduada em Letras/ Português (bacharelado) pela Faculdade Estácio de Sá (2023). Tem experiências com oficinas culturais e trabalho voluntário com atendimento ao público em projetos sociais. Gênero : POESIA. ISBN: 978-65-00-49341-2.”

Obras Presentes na Bienal
1) Sensibilidade, uma Antologia de Momentos. Autor: Francisco Grosso. Ano 2024 )Mais uma dose, por favor! Autora: Maya de Andrade. Ano 2024

Confira mais sobre os Autores Guarulhenses