FABIO CARDOSO DOS SANTOS

Biografia
É Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Mestre em Linguística; Graduado em Pedagogia, Letras – Português Inglês, Educação Artística – Artes Plásticas e Geografia. Possui Especialização (Lato Sensu) em Psicopedagogia Clínica e Institucional; em Alfabetização e Letramento e em Arte na Educação; Especialização em Neuropsicolinguística na Educação – Portugal. Atualmente é Diretor na Faculdade Academus – FAAC em Guarulhos. E também é membro titular na Academia Guarulhense de Letras – AGL, ocupando a cadeira número 28. Coordena o curso de Pedagogia EAD na FAAC. É membro do Conselho Editorial da Revista Dialogando Saberes. É professor Honorário pela Proficoncept – pelo Instituto Português do Desporto e Juventude – Portugal. Coordena o grupo de estudo “Escola, Discurso e Sociedade na perspectiva Bakhtiniana” na Faculdade Academus. É membro do Conselho Consultivo da ABBri – Associação Brasileira de Brinquedotecas. Assessora na preparação de Brinquedotecas. É Parecerista da Revista DELTA – PUC/SP. Atua também na Capacitação Docente nas áreas de: Alfabetização e Letramento, Literatura Infantil, Leitura e Escrita no processo de alfabetização, Leitura dos quadrinhos que inclui: Tirinhas, Charges, Cartuns e História em Quadrinhos – HQ, Leitura verbo visual, Leitura e Análise de Material Didático, Formação dos espaços Lúdicos e Brinquedotecas, Neuropsicolinguística e Psicolinguística. Assessora diversas instituições nos cursos de Graduação e, em específico, na área da Educação e na área Social. É autor de livros publicados pela Cortez Editora. O livro de Literatura Infantil “Histórias que a menina-serpente” contou foi selecionado em 2007 pelo PNBE/MEC e distribuído às escolas públicas de Ensino Fundamental. Em 2013, foram publicados os livros: “Alfabetizar letrando com a literatura infantil e As doceiras, ambos pela referida editora. O livro Alfabetizar Letrando com a Literatura Infantil concorreu ao Prêmio Jabuti 2014. É também autor da WAK Editora e organizou do livro “A Contação de Histórias como contribuição å Neuroeducação” em 2016. Assessora na preparação de Brinquedotecas. É também professor tutor EAD. É editor na Miraculus Editora.

Obra Lançada na bienal
“O Reino do Seu Lobato: o começo dos tempos O Reino do Seu Lobato: o mistério do Vesúvio Respeitando de A a Z”

Obra presente na Bienal
Histórias que a menina serpente contou; As doceiras; O pescador e o Rei; Respeitando de A a Z; O Reino do Seu Lobato: o começo dos tempos; O Reino do Seu Lobato: o mistério do Vesúvio; Alfabetizar letrando com a literatura infantil; A literatura no caminho da história e geografia; entre outros.

Confira mais sobre os Autores Guarulhenses