Live: A natureza psíquica do Brincar 

Palestrante: Pollyanna Franfes Xavier
Público: Diretores, Professores Coordenadores Pedagógicos, Educadores da Educação Infantil, Educadores da Educação Fundamental e da Rede Própria e Instituições Parceiras
Data: 23 de maio às 12h
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=9PHRjvagxg0

O brincar, sendo a principal linguagem da criança, estrutura o inconsciente e, por isso, tem papel central na constituição psíquica. Ao mesmo tempo, o brincar dá configuração ao universo cultural da criança e ao meio.  A criança tem uma relação íntima com a natureza e esta relação se dá por meio do brincar. A natureza ressoa no mundo interno da criança e tem protagonismo em sua formação subjetiva. Encontramos em nossa constituição física e psíquica os quatro elementos – ar, água, fogo e terra. Iremos conversar acerca da natureza psíquica do brincar e a concepção contemporânea de natureza, subvertendo-a para pensar-nos como parte dela.

Pollyanna Franfes Xavier é mãe da Alice e do Miguel, formada em Psicologia pela UFMG, especialista em Clínica Psicanalítica, atuou na rede de saúde mental da Prefeitura de Belo Horizonte. Idealizadora, coordenadora e produtora cultural na Aldeia Jabuticaba desde 2015, onde realiza formações para educadores, cria e produz eventos e produtos culturais próprios ou em parceria com equipamentos culturais e de educação pelo Brasil, sempre com foco na cultura da infância, na cultura popular, no brincar livre e espontâneo.

Scroll to Top
Pular para o conteúdo