Brincar na natureza sob diferentes olhares

Data: 25 de maio das 12h às 13h
Palestrantes: Letícia Lins, Andressa Carla Silva Reis e Roberta Silva.
Público: Diretores, Professores Coordenadores Pedagógicos, Educadores da Educação Infantil, Educadores da Educação Fundamental e da Rede Própria e Instituições Parceiras

Compartilhar os desafios e possibilidades de atuação no chão da escola com o brincar na e com a natureza, na perspectiva da sala de aula e gestão escolar. A escola como lugar de promoção de experiências e investigações para as crianças e profissionais. E como o desemparedar e o brincar livre tem colaborado para uma educação que nos aproxima da conexão natural que somos.

Andressa Carta Silva Reis

Pedagoga, pós-graduada em Ludopedagogia e em 2022 participou do programa de Residência Pedagógica da OBECI – Observatório da Cultura Infantil, coordenado por Paulo Fochi. É Professora de Educação Básica na rede municipal de Guarulhos há 18 anos e há um ano atua como professora coordenadora pedagógica na EPG Patrícia Galvão – Pagu.

Letícia Lins

Diretora da EPG Almir Nogueira, escola de período integral recém-inaugurada no bairro da Água Chata em Guarulhos. Após o magistério, exercendo a função de ADI, entrou na rede municipal em 2002 quando a alta das discussões era a importância do desuso dos berços em salas de creches. Hoje, pedagoga, pós-graduada em neuropsicopedagogia, trabalha na perspectiva de que o desenvolvimento integral na escola acontece a partir de uma infância livre e brincante e que esse ambiente precisa ser intencional a fim de favorecer as relações e vivências dos sujeitos potencializando cada saber.

Roberta Silva

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, atua como Professora de Educação Básica na Rede Municipal de Guarulhos.  Acredita na educação como veículo de transformação no meio social, cultural e econômico. Defende a bandeira da formação continuada como instrumento de construção e reconstrução da Educação. Compreende a primeiríssima infância e anos iniciais como fundamentais na formação humana e do seu papel enquanto educadora.