A poética do Brincar e os sentidos nascentes

Data: 24 de maio
Horário: 8 às 12 hs
Local: CEU Bonsucesso
Palestrantes: Severino Antônio e Kátia Tavares
Público: Professores Coordenadores Pedagógicos da Rede Própria

Um diálogo com considerações sobre a importância primordial do brincar livremente, sobre suas matrizes criadoras e suas dimensões fundamentais: fazer de conta e fazer de novo. Questionamentos dos desafios da educação da infância no tempo presente. Exemplos de vivências criativas no mundo das crianças.

Severino Antônio é escritor, Doutor pela UNICAMP, há mais de 50 anos se dedica à Educação – ao ensino de Redação e Leitura, Filosofia da Educação, Literatura, Estética e Filosofia da Arte, além de trabalhar com formação e aprimoramento de Educadores, e em encontros com famílias e comunidades. Tem escrito diversos livros – ensaios, contos, poemas, histórias para crianças. Conselheiro do Instituto ALANA, no programa Criança e Consumo. Conselheiro do Instituto RUBEM ALVES e do Instituto RUTH GUIMARÃES. Com Katia Tavares, trabalha em uma nova escuta da infância, com imagens poéticas e as indagações filosóficas das crianças, que pertencem às fontes da arte, da literatura e da filosofia. Juntos, também respondem pela proposta pedagógica do projeto ESCOLA DOS RIOS.

Katia Tavares é Mestre em Educação, Assistente Social, Pedagoga, Psicopedagoga, escritora e especialista em desenvolvimento cognitivo e aprendizagem mediada (Feuerstein). Tem formação em Pedagogia Waldorf e Aconselhamento Biográfico. Por muitos anos foi coordenadora de Ensino Fundamental II, professora no Fundamental I e II. Assessora e Psicopedagoga na Educação Infantil. Professora no Ensino Superior, faculdade de Pedagogia e em pós-graduação de Psicopedagogia. Hoje, trabalha como Aconselhadora Biográfica, Psicopedagoga, participa de um grupo de terapeutas que atendem crianças em situação de acolhimento (abrigos municipais 2 ou filantrópicos), e também dirige a TESSITURAS assessoria e consultoria em educação, ministra palestras, cursos e oficinas sobre educação e desenvolvimento humano. É mãe de três filhos, avó da Helena, do Arthur e do Lucas, casada há mais de 40 anos com Severino Antônio.

Scroll to Top