Copa do Mundo inspira amistosos da Etapa Escolar na EPG Ione Gonçalves

A poucas semanas do início da Copa do Mundo do Catar, cuja cerimônia de abertura e rodada de estreia do Grupo A acontece no dia 20 de novembro, entre Catar e Equador, a EPG Ione Gonçalves de Oliveira de Conti, na região dos Pimentas, decidiu incrementar a Etapa Escolar dos Jogos Escolares Municipais (JEM) com muita agitação e entusiasmo.

Foi assim que os educandos do ensino fundamental protagonizaram os jogos e brincadeiras como Pênalti, Resgate, Barra Manteiga, Bola Capitão, entre outras, atividades que, muito além divertidas, também potencializaram aprendizagens ao fornecer diretrizes sobre respeito às regras, estratégias e controle de tempo.

Como forma de contemplar a proposta curricular da rede municipal, os jogos favoreceram ainda o desafio e o trabalho em equipe. “O tema Copa 2022 foi disparador de uma sequência de atividades nas perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural, um instrumento de aprendizagem para que as turmas conhecessem um pouco mais sobre alguns países, seus costumes, danças e culturas”, explicou a coordenadora pedagógica Ana Paula Ferreira Rodrigues Cardoso.

Para Ana Paula, a integração desses elementos refletiu diretamente no comportamento colaborativo dos alunos. “Eles inventam, descobrem, experimentam e constroem novos pontos de vista, o que é essencial para uma aprendizagem significativa para que a educação aconteça na perspectiva de uma de formação integral”.

Realizadas entre os dias 3 e 17 de outubro, as atividades da Etapa Escolar do JEM integram a 15ª edição das Olimpíadas da EPG Ione Gonçalves de Oliveira de Conti. O evento seguiu o padrão dos grandes jogos do Mundial, com cerimônia de abertura e entrega de medalhas a todos os participantes.

Para saber mais sobre o JEM, acesse bit.ly/jem_2022.