Corrida de estafetas, lançamento de costa, salto em distância e salto em altura são as categorias que integram o Atletismo, modalidade que, no contexto dos Jogos Escolares Municipais (JEM) se destaca como a favorita, segundo alunos e professores. Nesta sexta-feira (7), as equipes das escolas da rede municipal deram um show de participação na modalidade, tanto na quadra quanto no ginásio do CEU Paraíso-Alvorada.
Dentre os destaques do dia, a participação dos alunos das classes bilingues da EPG Edson Nunes Malecka foi marcada por grande animação, trabalho em equipe e cooperação entre surdos e ouvintes, principalmente na eletrizante corrida de estafetas.
“A oportunidade de estarem aqui, de conhecerem modalidades diferentes e ter essa vivência fora da escola é muito importante para todos e fundamental para os alunos surdos. A interação com os ouvintes de diferentes escolas permite trocas significativas, o esporte é um facilitador para o desenvolvimento de diversos saberes e novas aprendizagens”, explicou a professora Ana Biggi, enfatizando que um dos diferenciais do JEM é o acesso aos espaços, com respeito à língua e à cultura dos surdos.
Na perspectiva do JEM, o atletismo tem como foco formato pedagógico para o desenvolvimento motor e humano para a descoberta de limites e potencialidades, além de valores essenciais para o convívio social.
A aluna da EPG Manuel Bandeira, Alice Sobreira Gomes Silva, 10, contou a estratégia que utilizou para obter o resultado alcançado na prova de salto em altura. “Segui as orientações do professor, que falou para eu seguir o percurso e, na hora de saltar, encolher as duas pernas, assim eu consegui saltar mais alto e não encostar na trave”, disse a menina, confiante.
A equipe da EPG Jocymara de Falchi Jorge estava atenta ao salto em distância de cada um dos alunos, afinal, recebia melhor pontuação o participante que conseguisse combinar velocidade, força e agilidade para alcançar a maior distância ao cair.
“Eu fui muito bem, acho que porque corri bastante e consegui pular bem alto e saltar o mais longe possível”, comemorou o aluno Arthur Justino, 10. É importante lembrar que a realização da modalidade nos jogos escolares é feita de forma adaptada, e ao invés de um banco de areia, os alunos aterrissam em um colchão.
Dentro do ginásio, durante o lançamento de costa, as turmas das EPGs Inez Rizzatto Rodrigues e Elis Regina também se dividiam entre gritos e muita concentração. “Acho que os alunos se saíram muito bem e fizeram exatamente como aprenderam na escola durante as aulas”, vibrou Isael José da Silva, professor de Educação Física das turmas. O educador também reforçou um dos aspectos essenciais do JEM. “O importante não é somente a vitória, a competição em si não é o principal, mas sim vivenciar em espaços públicos aquilo que eles aprendem dentro da escola, além da participação e da diversão”, disse Isael.
A Etapa Regional dos Jogos Escolares Municipais 2024 segue até o dia 21 de junho e reúne a participação de 86 escolas e alunos do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
Iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do Programa Mais Futuro, o JEM 2024 tem como objetivo proporcionar a crianças, jovens e adultos aprendizagens da cultura corporal por meio da educação física, promovendo a formação humana em sua integralidade.