JEM 2024: jogos de abertura agitam alunos das Escolas da Prefeitura de Guarulhos

O estádio Arnaldo José Celeste, na Ponte Grande, o CEU Vila São Rafael e o ginásio Fioravante Iervolino receberam na manhã desta segunda-feira (3) todo o entusiasmo das escolas participantes das partidas da abertura dos Jogos Escolares Municipais – JEM 2024. Em sua 11ª edição, o JEM apresenta o tema Somos Natureza: aprendendo com a ancestralidade e as identidades e traz a perspectiva da cultural corporal, para uma educação integral de qualidade.

Ao todo, 41 escolas participaram da primeira rodada dos jogos nas modalidades Resgate, Queimada, Pique Bandeira, Corda em Equipe, Xadrez e Dama. O JEM segue até o dia 21 de junho em oito regiões da cidade: O Mestre Mandou (Jardim São João), Barra Manteiga (Centro), Roda Cantada (Bonsucesso), Ioiô (Cumbica), Nunca Três (Cabuçu), Corre Cotia (Vila Galvão), Amarelinha (Taboão) e Rua Avenida (Pimentas).

Do alto da arquibancada do estádio Arnaldo José Celeste, enquanto aqueciam os ânimos, os alunos da EPG Jeanette Beauchamp Kauã Pacífico (10), José Airton da Silva (10) e Gabriel Martins (11) torciam pelos colegas que já estavam em quadra. “O mais importante é participar, compartilhar as atividades com os amigos, conhecer alunos de outras escolas. E se a gente perder? Não precisa ficar triste porque todos nós vamos nos divertir muito”, disse Airton.

Para a professora de Educação Física Rosilene Trindade Barbosa, que nesta edição atua na arbitragem dos jogos, é um privilégio participar do JEM.

“A gente vê o quanto é importante para as crianças participar desse momento, o quanto eles aprendem. Longe de serem jogos competitivos, o JEM oferece uma proposta mais lúdica, para que os educandos possam brincar, se divertir, socializar, uma oportunidade que as crianças têm de vivenciar os jogos fora da escola, conhecer e interagir com outros estudantes, conhecer os equipamentos do Esporte e da Educação e participar ativamente de um prática corporal única da rede municipal de Guarulhos”, explicou Rosi.

A Etapa Regional dos Jogos Escolares Municipais 2024 reúne a participação de 86 escolas e alunos do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.