Abertura dos Jogos Escolares reúne equipes das escolas participantes no Adamastor

Professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos das Escolas da Prefeitura de Guarulhos participaram nesta quarta-feira (15) do lançamento da Etapa Regional dos Jogos Escolares Municipais – JEM 2024 no Teatro Adamastor. Em sua 11ª edição, o JEM apresenta o tema Somos Natureza: aprendendo com a ancestralidade e as identidades e traz a perspectiva da cultural corporal, para uma educação integral de qualidade.

Além da participação da professora Ana Cecília Zarantonelli da Secretaria de Esportes e Lazer e atletas da ginástica acrobática, alunos da EPG Gilmar Lopes abrilhantaram o evento de abertura com leitura de carta dos educandos dos 5ºs anos, e a apresentação O Canto das Três Raças, coreografia concebida e idealizada pelas professoras Lilih Crepaldi, de Educação Física, e Rita Alencar, de Língua e Cultura Inglesa.

“O sucesso de mais uma edição dos jogos escolares depende principalmente do envolvimento de todos os profissionais da escola, que junto com o professor de Educação Física se dedicam a fazer do JEM verdadeiro espaço de participação e celebração da cultura corporal”, comemorou Solange Turgante, diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP).

A diretora do DOEP enfatizou ainda que as ações das escolas, eventos, atividades em sala de aula e práticas pedagógicas devem estar pautadas nos princípios da diversidade, ludicidade e vivência por meio das múltiplas linguagens.

O secretário de Educação, Alex Viterale, enfatizou a importância do protagonismo dos alunos em todos as etapas dos jogos escolares. “É fundamental que as escolas possam aplicar os saberes e eixos do QSN, para que as crianças entendam a importância do desenvolvimento corporal, da criatividade, da cooperação e parceria com os colegas, que os jogos possam fazer a diferença em suas vidas ao promover atividades coletivas nas quais o mais importante é a colaboração entre todos”, disse Viterale.

Com os profissionais das escolas da rede municipal que atuam na Educação de Jovens e Adultos, a abertura foi marcada por apresentação cultural dos estudantes das EPGs Dorival Caymmi e Jeanete Beauchamp, atividade idealizada pelos educandos e as professoras Katya Cristina Vasconcelos Ferreira, de Educação Física, e Paloma Poliana, de Educação Física.

JEM 2024

Nesta edição, a Etapa Regional dos Jogos Escolares Municipais reúne a participação de 86 escolas e acontece entre os dias 3 e 21 de junho em oito regiões: O Mestre Mandou (Jardim São João), Barra Manteiga (Centro), Roda Cantada (Bonsucesso), Ioiô (Cumbica), Nunca Três (Cabuçu), Corre Cotia (Vila Galvão), Amarelinha (Taboão) e Rua Avenida (Pimentas).

O JEM tem o objetivo de potencializar o reconhecimento das identidades culturais dos educandos, a justiça curricular, a decolonização do currículo e ancoragem social dos conhecimentos das práticas corporais como patrimônio cultural. Para tanto, propõe o desenvolvimento de vivências das práticas corporais alinhadas à Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários – QSN (Guarulhos/2019), com fundamentos no eixo O Educando e a Educação Física.