Na última quinta-feira (10), os alunos da educação infantil e ensino fundamental da EPG São Domingos participaram de desfile de abertura da Etapa Escolar dos Jogos Escolares Municipais (JEM), no CEU São Domingos. Como foco das atividades elaboradas pela unidade escolar e que seguem até o final de novembro, os professores destacaram a interdisciplinaridade como aspecto essencial do trabalho.
Para o professor Rafael Albuquerque, de Educação Física, unir a escola em um único projeto foi desafiador. “Enquanto educador, penso que a aprendizagem só acontece quando o conteúdo é contextualizado e abordado de diversas formas. Daí a importância do trabalho multidisciplinar no JEM, no qual todos abordam um único tema a partir da proposta curricular, dando sentido ao que se aprende ao propiciar vivências, práticas, participação, envolvimento e apropriação do conhecimento”.
O contato com outras culturas
Com as turmas da educação infantil, as atividades propostas para essa etapa dos jogos, com foco em diferentes brincadeiras, têm como campo de experiência o contato com o outro, com outras culturas, com o mundo e toda a sua diversidade.
A professora de língua inglesa, Marisa Donizete Silva, enfatizou o apoio da gestão escolar para o envolvimento dos demais professores da escola. “Os professores do maternal e estágios compreenderam a proposta e com muita agilidade desenvolveram os trabalhos com os educandos da melhor forma possível. E hoje, nesse desfile, podemos observar o resultado do empenho de todos os profissionais da unidade escolar”.
Marisa esclareceu ainda que as atividades do JEM para essa etapa de ensino devem partir do entendimento de que a criança conhece a si mesma como ser humano possuidor de características próprias e pertencentes a determinado grupo social e cultural. Esse entendimento é o que a faz aprender a valorizar e respeitar outros grupos, outras culturas e o mundo que a rodeia.
Para o coordenador de programas educacionais da Secretaria de Educação, Leonardo Geronazzo, a interdisciplinaridade nos jogos permite a compreensão de limites de espaço e tempo, caracterizadas pela criação, e cuja essência é a espontaneidade, e o teor, a liberdade. “Com isso se constrói e reconstrói simbolicamente a realidade e se recria a partir do que já existe nas matrizes indígena, africana, afro-brasileira e da cultura imigrante, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico e cultural na preservação das diferentes culturas”.
Compartilhando experiências e vivências
Já no ensino fundamental, as atividades do JEM consideram o trabalho interdisciplinar da Educação Física na área das linguagens e cultura corporal, a partir de ações significativas para dar sentido às brincadeiras, lutas, esportes, danças, ginásticas e práticas corporais de aventura.
A professora de Artes, Luciana Franca, observou como é gratificante o trabalho realizado pela equipe de professores da EPG São Domingos. “Contar com essa equipe interdisciplinar para desenvolver a etapa escolar do JEM exigiu o envolvimento de todos em diferentes funções, expertises e qualificações que se complementaram. Para o alcance desse objetivo comum, toda a escola esteve engajada para proporcionar aos educandos o compartilhamento de experiências e vivências que muito contribuem para o desenvolvimento integral deles”.
No planejamento das atividades do JEM, a EPG São Domingos considerou ainda que as brincadeiras e interações favorecem vivências para o autoconhecimento, a linguagem não verbal como forma de expressão e conhecimento.