Jogos, faz de conta e brincadeiras. Muitas brincadeiras. Entre os dias 21 e 25 de novembro, a Etapa Escolar dos Jogos Escolares Municipais (JEM) na EPG Érico Veríssimo, no Jardim Fortaleza, agitou as crianças do Estágio I e II da Educação Infantil com atividades para estimular as interações, o compartilhamento de experiências, ideias e conhecimentos, com o objetivo de potencializar o processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Os gritos e toda a animação das equipes, organizadas entre as cores amarela e laranja, deram o tom do evento. Em pleno contexto de realização do mundial da Copa do Mundo no Catar, as crianças têm a oportunidade de brincar, o que potencializa a expressão corporal, verbal e de sinais.
“A proposta curricular da rede municipal observa que, desde a mais tenra idade, a criança necessita de atividades como brincadeiras, músicas, danças, faz de conta e jogos em momentos nos quais a sensibilidade de conhecer a si e ao outro sejam significativos”, explica Thaís Gonçalves Resende, coordenadora de programas educacionais do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria de Educação.
A professora Dulcimeire Matheus Filardo da Silva vibrou com a participação dos alunos e professores. “Depois de uma semana de realização das atividades, o evento de culminância do JEM contou com entrega de medalhas confeccionadas pelos professores aos alunos, tiramos muitas fotos, cantamos o hino nacional, foi um evento que valeu muito a pena porque envolveu toda a escola e possibilitou a plena participação de todas as crianças da escola”.
O JEM 2022 e o Programa Saberes em Casa
A participação de crianças da Educação Infantil no JEM potencializa o modo como os saberes e aprendizagens são trabalhados por meio de jogos, brincadeiras, música, dança, entre outros aspectos relacionados ao corpo, gestos, movimentos e desenvolvimento integral dos sujeitos.
Nesta perspectiva, há algumas interlocuções fundantes entre os Jogos Escolares Municipais – JEM e os blocos do Saberes em Casa: Vivências na Creche e É brincando que se aprende.
A Educação Física tem um olhar para a viabilidade educacional e as possíveis influências dos Jogos Escolares na prática pedagógica. Ao longo da história impactos políticos, econômicos, sociais e culturais resultaram nas transformações e mudanças com relação à Cultura Corporal, que continuou a contemplar a ginástica e o esporte, mas ampliou os olhares para outras práticas (lutas, brincadeiras, jogos e dança), além de outras formas de construção de saberes.
O processo de jogar produz fenômenos linguísticos, traduz expressões e intenções, produz conhecimento dentro do imaginário e do simbólico. Por meio do diálogo, constrói linguagens como cultura e construção histórica, o que atribui sentido ao mundo e contribui na formação da identidade.