Preocupada com a geração de resíduos na Etapa Regional dos Jogos Escolares Municipais (JEM), a comissão organizadora do evento promoveu a segregação dos resíduos orgânicos dos recicláveis durante as atividades. Além da colaboração dos participantes, em sua maioria alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas da rede municipal, a ação contou com parceria da Divisão Técnica de Educação Ambiental, responsável pelas orientações desta temática na Secretaria da Educação.
Para a orientação aos educandos das escolas participantes, a ação contou com intensa atuação dos alunos da EPG Celso Furtado. Os membros da comissão escolar que discute Educação Ambiental integram equipe formada para atuação no Programa Nossa Escola Recicla, voz dos educandos, realizado no ano de 2022 pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) e a EPG Celso Furtado.
A ação teve como objetivo fortalecer as ações de coleta seletiva, que atendem a 100% da cidade além de incentivar os educandos a se atentar sobre a responsabilidade de cada um em relação à segregação dos resíduos gerados.
“Entendemos, que no processo de aprendizagem e a construção de um novo olhar para o cuidado com o planeta para a manutenção da vida de todos os seres terrestres pode ocorrer em todas ações educativas, sejam elas relacionadas a educação ambiental ou não. Portanto, este tipo de iniciativa, dá contexto e explicita de maneira pratica, quais atitudes favorecem a construção de um novo olhar frente ao planeta”, explica Denise de Oliveira Camargo”, da Divisão de Educação Ambiental.
A oportunidade de sensibilização dos estudantes participantes do JEM, para que possam repensar suas escolhas atuais e futuras, traz em seu escopo a inter e transdisciplinaridade presentes na Educação Ambiental, por meio do protagonismo estudantil.
Para saber mais sobre os Jogos Escolares Municipais acesse bit.ly/jem_2022.