Bienal do Livro de Guarulhos promove bate-papo sobre infância com Paulo Fochi

Primeira Infância foi o tema do bate-papo com o doutor em Educação Paulo Fochi, na noite desta quinta-feira (11), na 2ª Bienal do Livro de Guarulhos. Em um encontro com público formado em sua maioria por professores das redes municipal, estadual e particular, Paulo Fochi abordou temáticas relacionadas à educação infantil e políticas para a infância, sobretudo as relacionadas à transformação das práticas pedagógicas.

Sobre o papel da curiosidade e da literatura na construção do conhecimento, Fochi aponta o enorme desejo das crianças em aprender e compreender o mundo que as cerca. Para tanto, argumenta em favor de aspectos formativos centrados na criatividade das crianças. “Todos nós nascemos curiosos e é essa curiosidade que mobiliza um bebê a imitar gestos e formas de falar de um adulto, é a curiosidade que faz com que a criança interpele o mundo a partir dos recursos dos quais dispõe”.

Paulo Fochi argumentou ainda em favor da leitura de histórias sem nenhum outro objetivo além da experiência verdadeira e único do encontro das crianças com a literatura.

Ao longo de toda a quinta-feira, o contador de histórias Samuca fez a alegria dos estudantes que visitaram a 2ª Bienal do Livro de Guarulhos com histórias e canções divertidas. Além de seu inseparável violão, Samuca utilizou instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis e muita improvisação.

Além de contador de histórias há mais de 15 anos, Samuca, do grupo Conta Mais Uma, é educador e musicoterapeuta. Para ele, o resgate de princípios e valores é a mensagem principal da história, que aborda a questão familiar, de amizade e fidelidade. “A tecnologia vem para acrescentar conhecimento, mas também as pessoas têm perdido o contato olho no olho, diálogo, o contato mais próximo da família e dos amigos, de estar junto. É importante resgatar de fato o que é a nossa essência, essa relação mais profunda”, disse.

A apresentação do Samuca vai até este sábado (13), para o público infantil. A última contação de história será às 11h, no Auditório Azul. O ingresso é gratuito e pode ser adquirido pelo site https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/wp_site/portalbienal/.

Para conhecer a programação completa do evento, clique aqui e acompanhe o perfil @bienaldolivrogru no Instagram.

A 2ª Bienal do Livro de Guarulhos vai até 14 de agosto, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h, no Internacional Eventos, na avenida João Cavalari, 133, Vila Hermínia.

Outras Notícias

Pular para o conteúdo