Seu objetivo é assegurar a alfabetização dos educandos, reconhecendo a formação continuada de tais professores como um dos pilares para a qualidade do ensino.
Dessa forma, o Programa LEIA abrange a discussão sobre questões pedagógicas relacionadas à alfabetização na perspectiva do letramento, tratando dos princípios e da organização de ações que favoreçam a aprendizagem. O Programa recebeu o título de LEIA com a intenção de, já na nomenclatura, explicitar as dimensões que identificam a concepção de alfabetização presente na Proposta Curricular QSN – Quadro de Saberes Necessários (2019). Assim, LEIA constitui um acrônimo cujas letras significam:
Leitura
Ao longo da história, diferentes linguagens foram desenvolvidas e empregadas nas diversas esferas da atividade humana para legitimar discursos, estabelecer narrativas e comunicar sentimentos, pensamentos e impressões. Na sociedade, a escrita desempenha importantes funções nos variados espaços sociais. Sob a perspectiva do letramento, a alfabetização envolve não apenas a decodificação e a grafia das letras e dos símbolos da língua, mas também o desenvolvimento de estratégias e procedimentos de leitura que permitam a compreensão de ideias, sentidos, intenções, informações e orientações que circulam socialmente por meio de gêneros e suportes textuais. Compreende também a capacidade de estabelecer relações entre distintos objetos de conhecimento, em diferentes linguagens. É por meio da alfabetização com ênfase para o letramento que o educando tem a possibilidade de apreender criticamente as produções da sociedade em que vive e exercer
plenamente a cidadania, e a apreensão da leitura crítica e autônoma tem papel indispensável neste processo.
Emancipação
A alfabetização com vistas à emancipação deve estar articulada às funções sociais da leitura e da escrita, possibilitando ao educando o desempenho de papéis sociais de maneira autônoma e crítica
Interação
No processo de alfabetização, a interação social constitui um importante elemento para a consolidação dos saberes relativos à apreensão do sistema de escrita e do letramento.
Alfabetização
Sob a perspectiva do letramento, a alfabetização também consiste no processo que permite ao educando mobilizar o conhecimento do sistema de escrita para interpretar, ressignificar e produzir conhecimento.
Sobre nós
Cléo Caroline Pontes Oddone
Raphaela dos Santos Teleforo
Vanessa Aparecida Cavalcante de Oliveira
Gabriela Ardel Batista e Silva
Soraia Cristina dos Santos
Laisa Cristine Silva dos Santos
Iara Maria da Silva
Luciene Alves Fraga
Paulina Rodrigues Pereira
Andreia Gomes da Costa
Girlane Silva
Marlene Rosa de Oliveira
Web Conferências
Publicações e Textos para Estudo
Textos e publicações para estudar mais.
Polo 1 - Cabuçu |
---|
EPG Gabriel José Antônio, Capitão |
EPG Crispiniano Soares |
EPG Deucélia Adegas Pera, Professora |
EPG Faustino Ramalho,Vereador |
EPG Manoel de Paiva, Padre |
EPG Moreira Matos |
EPG Nazira Abbud Zanardi |
EPG Siqueira Bueno |
EPG Tia Nastácia |
Polo 2 - Centro |
---|
EPG Cerqueira Cesar |
EPG Da Emília |
EPG D'Almeida Barbosa |
EPG Eugenio Celeste Filho |
EPG Evanira Vieira Romão |
EPG Glorinha Pimentel |
EPG Heraldo Evans |
EPG José Jorge Pereira |
EPG Nadja Maria Seabra Santos, Professora |
EPG Visconde de Sabugosa |
Polo 3 - Continental/Cabuçu |
---|
EPG Antonio Gonçalves Dias |
EPG Cesar Lattes |
EPG Cora Coralina |
EPG Dolores Gilabel Hernandes Pompeo |
EPG Margarida Maria da Conceição |
EPG Mário Quintana |
EPG Patrícia Galvão - Pagu |
EPG Svaa Evans |
Polo 4 - Taboão |
---|
EPG Amador Bueno |
EPG Benedito Vicente De Oliveira |
EPG Darcy Ribeiro |
EPG Gilmar Lopes, Vereador |
EPG Jean Piaget |
EPG Silvia De Cassia Matias, Professora |
Polo 5 - São João / Primavera |
---|
EPG Dona Benta |
EPG Giovani Angelini, |
EPG Josafá Tito Figueiredo |
EPG Mario Lago |
EPG São Domingos |
EPG Virgilina Serra de Zoppi |
Polo 6 - Inocoop |
---|
EPG Carlos Drummond de Andrade |
EPG Erico Veríssimo |
EPG Euclides da Cunha |
EPG Manoel Bomfim |
EPG Pedro Geraldo Barbosa, Professor |
EPG Tom Jobim |
Polo 7 - Bonsucesso |
---|
EPG Celso Furtado |
EPG Clementina de Jesus |
EPG Inez Rizzatto Rodrigues |
EPG Jocymara de Falchi Jorge |
EPG Manoel Rezende da Silva |
EPG Nicolina Bispo |
EPG Teresinha Mian Alves |
EPG Zumbi dos Palmares |
Polo 8 - Pimentas |
---|
EPG Alvares de Azevedo |
EPG Amadeu Pereira |
EPG Anselmo Duarte |
EPG Carlos Franchin, Vereador |
EPG Cassiano Ricardo |
EPG Hamilton Felix |
EPG Undina Capellari Nunes, Missionária |
EPG Zuzu Angel |
Polo 9 - Pimentas |
---|
EPG Anísio Teixeira |
EPG Mauro Roldão Neto |
EPG Nelson de Andrade |
EPG Graciliano Ramos |
EPG Chico Mendes |
EPG Dorcelina de Oliveira Folador |
EPG Manoel Bandeira |
EPG Sophia Fantazzini Cecchinato |
EPG Tarsila do Amaral |
Polo 10 - Pimentas |
---|
EPG Bárbara Cristina |
EPG Carolina Maria de Jesus |
EPG Dorival Caymmi |
EPG Gisele Lazarini S. Portela |
EPG Herbert de Souza |
EPG Ione Gonçalves de Conti |
EPG Milton de Almeida Santos |
EPG Ione Gonçalves de Conti |
EPG Pixinguinha |
Polo 11 |
---|
EPG Alfredo Volpi |
EPG Dalva Marina Ronchi Mingossi, Professora |
EPG Francisco Antunes Filho |
EPG Gabriela Mistral |
EPG José Carlos da Silva, Professor |
EPG José Maurício de Oliveira, Doutor |
EPG Monteiro Lobato |
EPG Padre João Alvares |
EPG Pedrinho E Narizinho |
EPG Sítio do Pica-Pau |
EPG Zulma Castanheira De Oliveira, Professora |
Polo 12 |
---|
EPG Amélia Duarte |
EPG Bárbara de Andrade Tenório de Lima |
EPG Castro Alves |
EPG Edson Nunes Malecka |
EPG Maria Firmina dos Reis |
EPG Monica Aparecida Moredo |
Polo 13 |
---|
EPG Jorge Amado |
EPG Machado de Assis |
EPG Marfilha Belotti Gonçalves |
EPG Mariazinha Rezende Fusari |
EPG Paulo Freire |
EPG Perácio Grilli, Pastor |
EPG Perseu Abramo |
EPG Rubem Alves |
EPG Zelia Gattai |
Polo 14 |
---|
EPG Elis Regina |
EPG Gianfrancesco Guarnieri |
EPG Gracira Marchesi Trama |
EPG Helena Antipoff |
EPG Jeanete Beauchamp, Professora |
EPG Pimentas |
EPG Procópio Ferreira |
EPG Vicente Ferreira Silveira, Doutor |
EPG Walter Efigênio |
EPG Zilda Furini Fanganiello |